segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nucha fala do seu regresso ao Festival da Canção

"Não é só mais uma participação, é muito mais do que isso!"
.
Após ter participado na última edição do Festival da Canção e vinte anos após ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, Nucha regressa agora aos palcos deste concurso com o tema "Chuva". Em entrevista, fala do seu tema e da esperança que deposita nesta nova participação.
.
"Chuva" por Nucha

Após ter ganho o Festival da Canção de 1990, com tema "Sempre (há sempre alguém)", e ter também participado na última edição do festival, Nucha apresenta-se uma vez mais a concurso. Como surgiu a ideia desta participação no Festival da Canção 2010?
Pouco tempo antes do Festival da Eurovisão de 2009 recebi uma chamada da equipe grega. O Yannis Kotsanas enviou-me uma canção do Marios Gligoris, dizendo-me que esta havia sido composta depois de estudarem a minha carreira musical e a minha voz. Ouvi-a e revi-me completamente na canção. Aceitei de imediato!

O que poderá significar, para si, mais uma participação no Festival da Canção?
Não é só mais uma participação, é muito mais do que isso! Posso dizer que concorro ao Festival da Canção com o tema "Chuva", uma canção, conceito e projecto com que me identifico a 100%. Claro que quando nos identificamos com um tema, isso pode ser uma vantagem na transposição do mesmo para o palco, vives a emoção de uma forma real e autêntica!

Como descreve o tema "Chuva"?
Dá a sensação que é uma música tirada de um filme que ainda não foi filmado. A equipe grega pediu ao Nuno Valério que escrevesse a letra em português e tornou-se numa canção sobre as batalhas que travamos para atingir o nosso equilíbrio, o regresso ao passado para corrigir o que correu mal. Chuva é uma canção acerca da vida nas suas mais profundas dimensões, se estas puderem ser alguma vez determinadas. É o renascer da esperança.

No seu ponto de vista, qual a mais valia que o tema apresenta para merecer a vitória neste concurso?
É um projecto completo, com orquestração, backing vocals, versão em inglês e apresentação em palco, tudo devidamente estudado e organizado desde o primeiro dia. Portanto é internacional mas muito português ao mesmo tempo!

Os dados estão lançados e a ordem de actuação nas semi-finais já foi decidida. Sente-se confiante na qualificação para a final do Festival da Canção 2010?
É um festival com 24 propostas interessantes e estar confiante na qualificação é inútil. Sinto-me pronta para apresentar a canção "Chuva" aos espectadores e ouvintes e acredito no projecto, tudo o resto está nas mãos do público.

Relativamente ao novo formato do Festival da Canção, com uma ronda de qualificação on-line e duas semi-finais, qual a sua opinião acerca do recurso à internet e consequente implicação nas votações do concurso?
O sistema perfeito provavelmente não existe, há sempre aspectos positivos e negativos. É obvio que ao entrar no festival aceito e respeito este formato.

De forma breve, como descreve o seu estado de espírito a menos de um mês de pisar o palco do Festival da Canção 2010, numa das maiores salas de espectáculos do país – o Campo Pequeno?
Um pouco nervosa… Todos os concorrentes vão ao festival com um objectivo principal: representar o nosso país e trazer o Festival Eurovisão da Canção para Portugal, em 2011.
________________________________________________________________________________________________________
.
Ler mais sobre Nucha:
Nucha in Diário do Festival
Nucha in Myspace
Nucha in Site Oficial

0 comentários: