domingo, 7 de fevereiro de 2010

Gonçalo Tavares fala sobre a sua participação no Festival

"Este concurso está cheio de boas canções"
.
Após as suas participações no Festival da Canção em 1984  e 1988, Gonçalo Tavares regressa ao concurso, este ano, com o tema "Rios". Em entrevista, fala sobre o seu tema e a sua participação.
.
"Rios" por Gonçalo Tavares

Após já ter participado no Festival da Canção, em 1984 e 1988, chega o momento de voltar a participar neste concurso. Como surgiu a ideia desta participação no Festival da Canção 2010?
Gravei um álbum em 2009 e pareceu-me que havia alguns temas que poderiam concorrer ao Festival da Canção. Foi tão simples quanto isso. Enviei um tema e fui seleccionado.

O que poderá significar, para si, esta participação no Festival da Canção?
A possibilidade de concorrer ao Festival da Canção é sempre gratificante e mais uma possibilidade para construir uma carreira. Ainda mais num ano em que a RTP está a apostar forte, com três transmissões no Campo Pequeno. Isto nunca tinha acontecido, e fico muito satisfeito pelo empenho da televisão pública neste evento.

Como descreve o tema "Rios"?
É um tema pop, simples e que fala de um lugar inventado, onde cada um pode ver o amanhecer e estar bem consigo próprio: ser feliz. Tudo isto está dentro de cada um de nós. Ou seja, as coisas também não são bem o que parecem. 'Também há rios que parecem mares azuis'...

No seu ponto de vista, qual a mais valia que o tema apresenta para merecer a vitória neste concurso?
Em termos de Eurovisão, a letra é sempre secundária, apesar de o português ser uma das línguas mais faladas no mundo, não nos podemos esquecer que este facto não engloba a Europa. Então acredito que os "Rios" com um refrão muito orelhudo que se canta ao ouvir apenas uma vez, possa ser uma mais valia. É um tema agradável, para além de dançavel. Isso parece-me bom. Mas este concurso está cheio de boas canções.

Os dados estão lançados e a ordem de actuação nas semi-finais já foi decidida. Sente-se confiante na qualificação para a final do Festival da Canção 2010?
Sinto. Neste momento Quero focar as energias na semi-final. Estar concentrado em cantar bem e em estar bem comigo próprio. O que vier a seguir vai ser o resultado da minha prestação.

Relativamente ao novo formato do Festival da Canção, com uma ronda de qualificação on-line e duas semi-finais, qual a sua opinião acerca do recurso à internet e consequente implicação nas votações do concurso?
O site teve mais de um milhão de visitas. Isto é incrível para quem pense que o festival já não é o que era. Claro que os tempos são outros mas podemos sempre ter grandes canções, cantores e músicos a representar o país. A votação on-line está aberta para o país inteiro, logo, todos têm o direito de votar. Achei bem! No que toca as semi-finais, quanto mais pessoas souberem do festival, quanto mais pessoa virem o festival dias 2, 4 e 6 de Março, mais justa será a votação, até porque parece que cada número de telefone só pode votar uma vez e isto parece-me de uma justiça e de um rigor que só credibiliza a organização deste evento.

De forma breve, como descreve o seu estado de espírito a menos de um mês de pisar o palco do Festival da Canção 2010, numa das maiores salas de espectáculos do país – o Campo Pequeno? Estou calmo e concentrado. Quero também usufruir do que se vai passar: conhecer pessoas e fazer amigos... entretanto quero convidar todos os interessados para visitarem os meu site oficial. Está ainda em construção, mas todos os dias aparecem noticias novas. Muito obrigado a todos e venham ao Campo pequeno dias 2, 4 e 6 de Março
________________________________________________________________________________________________________
.
Ler mais sobre Gonçalo Tavares:
Gonçalo Tavares in Banda Tempo
Gonçalo Tavares in Diário do Festival
Gonçalo Tavares in Site Oficial

0 comentários: