domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ouro falam sobre a sua estreia no Festival da Canção

"Enche-nos de orgulho a possibilidade de vir a poder representar o país"
.
"Arco-Íris Dentro de Mim" é o tema com que as Ouro se estreiam no Festival da Canção. Em entrevista, o grupo formado por Ana Sofia Gonçalves, Célia Maria e Tânia Pereira fala sobre esta primeira participação, a música que interpretam e as expectativas que têm relativamente a este concurso.
.

"Arco-Íris Dentro De Mim" por Ouro

Participam pela primeira vez neste concurso, como grupo. Como encararam o convite para esta participação no Festival da Canção 2010?
Em primeiro lugar, ficámos muito felizes com o convite por parte do nosso produtor, Jan Van Dijck. Depois, encarámos sobretudo com muita satisfação! Tendo em conta que a base desse convite é uma óptima canção, e o 'ouro' é verdadeiro ou seja, somos amigas e colegas de profissão e adoramos trabalhar juntas!

O que poderá significar, para o grupo, esta participação no Festival da Canção?
É uma excelente oportunidade de nos darmos a conhecer ao grande público e interpretar um tema que nos agrada imenso. Como cantoras, consideramos ser uma experiência fantástica estarmos na semi-final deste grande evento que é o Festival da Canção, e enche-nos de orgulho a possibilidade de vir a poder representar o nosso país na Eurovisão!

Como descrevem o tema "Arco-Íris Dentro de Mim"?
Consideramos que esta música tem uma melodia extremamente rica e agradável, e a letra transmite paz, harmonia e liberdade, enaltecendo a beleza e a cor da vida, da natureza e daquilo que há de melhor em cada ser humano. Mas claro que cada pessoa poderá e deverá fazer a sua própria interpretação.

No vosso ponto de vista, qual a mais valia que o tema apresenta para merecer a vitória neste concurso?
Se merecemos ou não a vitória, isso só o público poderá avaliar depois das actuações no Campo Pequeno, mas achamos que a nossa música tem vários factores que nos poderão levar à final, se assim não fosse também não faria sentido esta nossa participação. Destacamos a mensagem contida na letra e a riqueza e harmonia presentes na música, e claro, estamos a trabalhar no sentido de apresentarmos uma boa performance para a defendermos como ela bem merece. Pelo facto de ser um trabalho a três vozes, esperamos que o publico sinta o mesmo que sentimos quando a cantamos! O amor e a união que nela imprimimos é mesmo verdadeiro!

Os dados estão lançados e a ordem de actuação nas semi-finais já foi decidida. Sentem-se confiantes na qualificação para a final do Festival da Canção 2010?
Sentimo-nos acima de tudo muito felizes por fazermos parte daquele que ainda é (e esperamos continue a ser) um dos principais acontecimentos da música portuguesa. Mas sim, é claro que nos sentimos confiantes, até porque acreditamos muito na música que vamos interpretar! A participação é pelo gosto pela música, pela equipa, mas claro, que o objectivo é ter os melhores resultados, senão não faria sentido a participação, e os autores merecem o melhor mediante o tema que nos dão a oportunidade de defender. Nestas coisas ou se acredita, ou não se participa, e nós acreditamos!

Relativamente ao novo formato do Festival da Canção, com uma ronda de qualificação on-line e duas semi-finais, qual a vossa opinião acerca do recurso à internet e consequente implicação nas votações do concurso?
Acima de tudo achamos positivo o facto de se tentar inovar de ano para ano, pois é essencial renovar, melhorar e acompanhar o avanço tecnológico. Uma das vantagens, por exemplo, no novo formato das duas semi-finais, é a oportunidade que se dá a pelo menos mais doze intérpretes e autores de mostrarem o seu trabalho em palco. Relativamente às votações on-line, a desvantagem é que existiu pouca divulgação, apenas pela internet, e há muita gente que a ela não tem acesso e que gostaria de votar. Se a isto somarmos as pessoas que nem sabiam que já estavam a concurso os temas para o festival, e às outras tantas neste País que nem conhecem a internet ou simplesmente não têm, são muitos os portugueses que não participam, infelizmente, neste concurso que é nacional.

De forma breve, como descrevem o vosso estado de espírito a menos de um mês de pisar o palco do Festival da Canção 2010, numa das maiores salas de espectáculos do país – o Campo Pequeno?
Não negamos haver já um certo 'nervoso miudinho', mas estamos muito felizes por esta oportunidade, e nesse sentido, estamos a trabalhar para tirarmos o melhor partido possível dos três minutos que vamos ter para defender a nossa canção!
________________________________________________________________________________________________________
.
Ler mais sobre Ouro:
Ouro in Diário do Festival

0 comentários: