sexta-feira, 9 de maio de 2008

Moldávia 2008 - Geta Burlacu

Eurovision-Portugal (EP) - Em primeiro lugar, parabéns pela vitória no Selecţiei Naţionale 2008. Como se sentiu quando soube que iria representar a Moldávia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em Belgrado?
Geta Burlacu (GB) -
Foi uma vitória inesperada. Estou muito orgulhosa de representar o meu pequeno país. Eu adoro isto e, toda a gente que eu conheço confia em mim. Vou cantar em nome dos cidadãos do meu país que cá vivem e que apesar de todos os problemas têm amor pela vida e sabem apreciar os seus valores.

EP - Como descreve a sua canção?
GB -
Do ponto de vista musical é uma mistura de balada pop com elementos latinos e alguns sentimentos étnicos e jazz. Esta canção é sobre a minha história mas ao mesmo tempo sobre cada pessoa que quer amar e ser amada. Quando a canto, o meu pensamento voa para o meu primeiro amor, os meus pais, os meus filhos e para todas as pessoas que amo. É uma canção sobre coisas simples mas preciosas. Uma canção não pode ser feita especialmente para o festival pois elas vão surgindo naturalmente a partir do coração…

EP - Quais são as suas expectativas para a noite de 20 de Maio?
GB -
Em primeiro lugar eu canto de forma a agradar a mim mesma. Gostaria que, ao actuar em Belgrado, tocasse a alma das pessoas com coisas simples como o calor humano de alma, amor, ternura... Quero desfrutar ao máximo os dias do festival e conhecer pessoas e artistas novos vindos de mundos e músicas diferentes.

EP - Como será a sua actuação em Belgrado?
GB -
Vai mudar… Seremos 2 pessoas em palco (eu e o homem que amo). Ele também é músico pois é trompetista. A nossa actuação não vai ser um circo grotesco ou um show com grandes investimentos financeiros. Vai ser algo natural, pessoal, simples e verdadeiro, tal como a vida é.

EP - Nos últimos anos, a maior parte dos participantes fizeram uma tournée europeia. Quão importante é que pensa que esta promoção é? Irá fazer alguma viagem com vista a promover a sua canção?
GB -
O nosso orçamento não permitiu uma grande tournée promocional. Eu acho que não existe uma dependência directa entre as viagens promocionais e o sucesso no ESC. O objectivo das viagens promocionais não é só o sucesso da música pois é também importante conhecer novas pessoas do show-biz, para uma troca de energia com os telespectadores e torná-los mais felizes com a música. Viagens a diferentes cidades e países enriquecem alma e a mente de qualquer artista. Eu já estive na Ucrânia, na Roménia e na Alemanha.

EP - Já ouviu todas as músicas a concurso? O que acha sobre elas?
GB -
Já ouvi a maior parte das canções e elas são muito diferentes. Eu não posso dizer se tenho uma música favorita pois cada artista tem a sua única voz e talento. As canções e a música não podem ser avaliadas objectivamente. Penso que a gente da arte não deve sentir-se como cavalo em corridas uma vez que a sua missão é a de apresentar-se ao próprio povo e dar-lhe agradáveis emoções. Uma competição só deve existir se servir para fazer progredir as pessoas e não para estas ficarem no mesmo nível.

EP - Qual é a sua opinião sobre a participação portuguesa?
GB -
Vânia Fernandes é uma cantora profissional. Ela tem uma beleza muito expressiva sem precisar de ser uma barbie. Quanto a mim, o acordeão na música soa muito bem!

EP - Participando na 1ª semi-final e, olhando para o sorteio, acha que a outra semi-final seria mais fácil ou mais difícil? Porquê?
GB -
Na minha semi-final há uma série de baladas. A concorrência para os artistas que cantam baladas será muito forte. Já na segunda semi-final a situação é exactamente o oposto.

EP - Obrigado pela entrevista. Boa sorte!
GB -
Obrigada!

0 comentários: