sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Daniela Varela fala da sua experiência na Eurovisão

"Senti o peso de estar a representar o meu país"
.
Com uma vida fortemente ligada ao mundo da música e do espectáculo, Daniela Varela, vocalista da banda Flor-de-Lis, rumou este ano a Moscovo para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Em entrevista conta, agora, como encarou essa experiência, e quais os momentos que mais a marcaram durante a participação no Festival que une os países da Europa.

.

"Todas As Ruas Do amor" por Flor-de-Lis

Em Fevereiro deste ano, os Flor-de-Lis venceram o Festival da Canção. O que representou para si e para a banda vencer este Festival?
Foi o subir de um escalão. O nosso intuito, desde o princípio, ao participar no Festival da Canção, foi divulgar o nosso projecto, independentemente de ficarmos entre as quatrocentas maquetes iniciais ou irmos à Rússia. Era somente a ideia de divulgar a banda, nunca pensámos que isto fosse acontecer. Mas foi muito bom.

Agora que já actuou no Festival Eurovisão da Canção, em Moscovo, qual o balanço que faz da participação portuguesa neste concurso?
É uma mistura de sentimentos. No início, estava de pé atrás sobre como seria voltar a um concurso. No final, o meu balanço é que, como Fernando Pessoa dizia: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". Cresci imenso. Vi um mundo novo e resolvi os problemas que tinha com concursos. Esta fase está no meu coração e vai ser sempre uma experiência única. A emoção que senti, na primeira semi-final, quando portugueses, espanhóis, gregos e israelitas começaram, todos em apoteose, a gritar por Portugal foi enorme. Não consegui conter-me! Foi, de facto, muito intenso a nível emocional… O balanço que faço é que foi, obviamente, cinco estrelas.

Quais foram os momentos que mais a marcaram durante a sua estadia em Moscovo?
Representar Portugal. Fui para lá como Daniela Varela dos Flor-de-Lis, mas senti o peso de estar a representar o meu país. É muita tradição, muita cultura, muita história… O país mais antigo da Europa, a nível de fronteiras; um país riquíssimo a nível cultural e eu fui representá-lo! Foi maravilhoso.

Conquistaram o prémio simpatia…
Sim! Passo a vida a rir e os outros membros da banda também. Estávamos sempre a tocar e, mesmo com o staff, tentámos sempre cumprir os horários. Tínhamos sempre toda a gente no nosso camarim, a entrar e a sair. Para mim, era o prémio mais importante. Quando soube o tínhamos ganho fiquei muito contente.

O que pensa da qualidade musical dos restantes países a concurso?
Há gostos para tudo e, na Eurovisão, houve muita diversidade. Acho que, se calhar, se dá demasiada importância ao visual. Era bom que os participantes não fossem só intérpretes famosos e que se tocasse também ao vivo. Mas é um grande espectáculo, com músicas boas. Gostei muito, por exemplo, da música da Arménia, da França e da República Checa.

O festival está a tornar-se mais visual. Acha que é isso que falta a Portugal para obter melhores classificações?
Acho que Portugal musicalmente é fabuloso e não precisa disso. Mesmo que leve, duvido que alguma vez tenha melhor classificação do que com a Vânia Fernandes, que foi das interpretes mais fabulosas. Penso que nos devíamos preocupar em levar boa qualidade musical e não com a classificação.

Os Flor-de-Lis ficaram em 15º lugar com 53 pontos. Achou justo?
Claro que, falando do meu grupo e do meu país, gostava de ter ficado o mais acima possível na tabela. Pessoalmente não me faz muita confusão porque acho que a música é um conceito demasiado abstracto para dizermos que uma é melhor que outra. Existem seis mil milhões de pessoas no planeta e, com elas, igual número de pontos de vista. Como dizer quem está certo e errado? Por isso, a classificação foi boa para mim.

Se dependesse de si, qual seria a música?
Nós, claro! (risos) Gosto muito da minha música e gostava de trazer essa alegria a Portugal.

Repetia esta experiência?
É muito forte e emocionalmente muito cansativo. Acho que é uma experiência única. Se tentasse repeti-la, não ia correr tão bem porque estaríamos a forçar. Se voltarmos ao Festival da Canção, é só porque a força do destino nos voltou a mover para lá, o que acho que não vai acontecer…
________________________________________________________________________________________________________
.
Ler mais sobre Daniela Varela:
Flor-de-Lis in Blogspot
Flor-de-Lis in eurovision.tv
Flor-de-Lis in Myspace
Flor-de-Lis in RTP
.
Reveja aqui a actuação de Daniela Varela no Festival Eurovisão da Canção:
.

0 comentários: