terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Eva Danin fala da sua estreia no Festival da Canção

"É uma batalha dura, mas acredito que possa lá chegar"
.
É com o tema "Amar Mais Forte Que O Vento" que a sanjoanense se estreia, este ano, nos palcos do Festival da Canção. Em entrevista, Eva Danin fala do tema que interpretará, das suas expectativas e do significado que tem, para si, esta participação.
.
"Amar Mais Forte Que O Vento" por Eva Danin

Como surgiu o convite para esta participação no Festival da Canção 2009?
Foi numa viagem a Lisboa em trabalho, para promover o jogo "Guitar Hero" (jogo que consiste em ter uma banda musical e que se pode tocar bateria, guitarra e cantar), onde eu emprestei a minha voz. Em conversa com o amigo Rui Videira e, já sabendo que ele compunha e escreviam lancei um desafio que era concorrer ao Festival da Canção. Pensou, não se pôs de parte e, finalmente, nos finais de Dezembro telefonou-me a dizer que tinha uma coisa para mim.

Na sua opinião, de que nos fala o tema “Amar Mais Forte Que O Vento”?
Fala-nos de um amor intenso, verdadeiro, que durará para o resto da vida.

Está confiante na qualificação para a gala final do Festival da Canção 2009?
Isto é uma batalha dura, mas acredito que possa lá chegar.

No seu ponto de vista, qual a mais valia que o tema apresenta para merecer a vitória neste certame?
Não sei se merece a vitória mas tem uma sonoridade muito portuguesa, com uma melodia muito bonita e estou segura de que irá tocar toda a gente. Ainda existe muito a fazer por este tema, nomeadamente a minha voz, que irá ser ainda um ou dois tons mais acima. É dos poucos temas apresentados que não se encontra orquestrado e por isso ainda tem muita margem para evoluir.

O que poderá significar para si participar na próxima edição do Festival da Canção?
Poderá significar uma rampa de lançamento no panorama musical português.

Relativamente ao novo formato do Festival da Canção, qual a sua opinião acerca da convergência das novas tecnologias e sua consequente implicação nas votações deste concurso?
É um formato de risco, tendo em conta que se realiza na internet, mas penso que a RTP está de parabéns na sua tentativa de inovar e passar aos portugueses essa responsabilidade de escolher as doze melhores.

De uma forma genérica, qual a sua opinião sobre a qualidade musical do lote de músicas seleccionados para esta semi-final online do Festival da Canção?
São composições interessantes e têm algo de diferente, fora daquele conceito de músicas 'festivaleiras'. Lembram-se do vencedor do ano 2006, Lordi com "Hard Rock Hallellujah", que marcou pela diferença? No fundo é aquilo que se procura em cada festival que se realiza.
________________________________________________________________________________________________________
.
Ler mais sobre Eva Danin:
Eva Danin in Festival da Canção
Eva Danin in Myspace
Eva Danin in Youtube

0 comentários: