terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ana Sofia Gonçalves fala das suas expectativas para o Festival

"Confiante estarei até ao fim porque acredito bastante no tema"
.
Após ter feito coro, em 2007, no tema que acabou por se sagrar vencedor do Festival da Canção, Ana Sofia Gonçalves regressa agora a este festival com o tema "O Meu Planeta Especial". Em entrevista fala, agora, do significado desta participação e das suas expectativas para o concurso.
.
"O Meu Planeta Especial" por Ana Sofia Gonçalves

Após ter feito coro do tema vencedor do Festival da Canção 2007, chega o momento de participar a solo. Como surgiu o convite para esta participação no Festival da Canção 2009?
Foi um convite do produtor e autor da canção, Tó Sanches, o que para mim foi uma grande honra.

Na sua opinião, de que nos fala o tema "O Meu Planeta Especial"?
Fala da urgente necessidade de conservar talvez o maior tesouro que podemos ter, que é o Planeta Terra. Esta canção, sendo um reggae, faz-me lembrar o Verão e toda a cor e beleza do Planeta e de tudo de bom que ele tem e que nós usufruímos, por vezes de uma forma incorrecta e irresponsável.

Está confiante na qualificação para a gala final do Festival da Canção 2009?
Confiante estarei até ao fim porque acredito bastante no tema e no trabalho do Tó Sanches, mas também tenho consciência que não é tarefa fácil competir com nomes já consagrados da música portuguesa como os que estão a concurso.

No seu ponto de vista, qual a mais valia que o tema apresenta para merecer a vitória neste certame?
A actualidade do tema da canção, bem como o ritmo contagiante misturado com sons da terra. E, claro, a alegria que penso que consegui imprimir na interpretação da canção.

O que poderá significar para si participar na próxima edição do Festival da Canção?
Há quinze anos que canto profissionalmente, e como quase todos os cantores, penso que participar no Festival da Canção seria o concretizar de mais um sonho. Hoje em dia não terá o impacto que outrora teve, mas eu continuo a ter o mesmo fascínio pelo Festival da Canção que tenho desde o "Sobe, Sobe, Balão Sobe", a música que representou Portugal no ano em que eu nasci…

Relativamente ao novo formato do Festival da Canção, qual a sua opinião acerca da convergência das novas tecnologias e sua consequente implicação nas votações deste concurso?
Acho importante acompanharmos a evolução dos tempos, e como tal o Festival da Canção não será excepção. Mas não escondo que preferia e talvez achasse mais justo não haver votações online, porque nunca sabemos os truques que possam existir, e sobretudo porque ganha que tem mais votos, o que não quer necessariamente dizer que ganha de quem as pessoas gostam mais, depende mais do número de fãs e amigos que se tem, e isso por si só é muito relativo, se é que me faço entender…

De uma forma genérica, qual a sua opinião sobre a qualidade musical do lote de músicas seleccionados para esta semi-final online do Festival da Canção?
Tenho as minhas preferências, como toda a gente, mas de uma forma geral acho um bom lote de músicas e interpretações, sobretudo há uma grande variedade de estilos musicais, o que enriquece e ao mesmo tempo dificulta a escolha do público. Mas não posso deixar de referir que, na minha opinião, as pessoas estão a votar mais nos nomes e nos intérpretes do que propriamente na qualidade das canções.
________________________________________________________________________________________________________
.
Ler mais sobre Ana Sofia Gonçalves:

0 comentários: