terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Augusto Madureira fala do tema que apresentou a concurso

"Estou muito ligado a esta canção, gosto imenso dela!"
.
É com o tema "O Teu Lugar" que Augusto Madureira, autor e compositor, se apresenta, este ano, a concurso no Festival da Canção 2010. Em entrevista, o jornalista fala, agora, do tema interpretado Filipa Baptista e das mais valias que considera existir na sua canção.
.
"O Teu Lugar" por Filipa Baptista

Como surgiu a ideia de participação nesta edição do Festival da Canção?
Foi quase um acaso! Esta aventura nasce no momento em que o Carlos Coelho (autor de “Senhora do Mar”) ouviu algumas das minhas canções! Ele foi uma espécie de GPS em todo este processo. "O Teu Lugar" foi a única canção da minha autoria enviada para a RTP.

Em poucas palavras, como descreve o tema “O Teu Lugar” que apresentou a concurso?
Como autor é-me difícil. Estou muito ligado a esta canção, gosto imenso dela! Dizer que é uma balada, parece-me pouco... Diria que é uma canção fortíssima, cheia de emoções na música e na letra!

Quais os principais motivos que o levaram a optar por Filipa Baptista para a interpretação deste tema?
Espero que, na noite da final, o país possa perceber porquê! A Filipa é uma grande cantora! E esta canção parece ter sido feita para ela.

Está confiante na qualificação para a gala final do Festival da Canção 2009?
A votação online dá-nos boas perspectivas de chegar à final! Por isso, só podemos estar confiantes.

No seu ponto de vista, qual a mais valia que o tema apresenta para merecer a vitória neste certame?
"O Teu Lugar" é uma canção intemporal! Em Portugal ou lá fora! Essa é a mais-valia de qualquer canção que tenha como prioridade a melodia, as palavras e a interpretação. Esse foi desde sempre, o melhor traço do Festival da Canção e do Festival da Eurovisão também. Por estes dois festivais passaram desde sempre grandes músicas! E as canções que ficaram para a história, as que toda a gente ainda canta, são as que deram primazia… à música. É claro que não descuramos a 'performance' em palco… vai até haver surpresas! Mas não estamos no "Eurovision Dance Contest", a nossa prioridade é mesmo a música!

Relativamente ao novo formato do Festival da Canção, qual a sua opinião acerca da convergência das novas tecnologias e sua consequente implicação nas votações deste concurso?
Aplaudo a selecção feita por uma "comissão de peritos" ligados à música. Mas preferia que escolhessem um lote de temas directamente para a final. Ou, então, que fossem feitas semi-finais, como acontece em diversos países. Para ser honesto, tenho as maiores dúvidas sobre a democraticidade das votações online

De uma forma genérica, qual a sua opinião sobre a qualidade musical do lote de músicas seleccionados para esta semi-final online do Festival da Canção.
Têm musicas com qualidade e para todos os gostos, o que é bom, porque nem toda a gente gosta do mesmo género de musica.
________________________________________________________________________________________________________
.
Ler mais sobre Augusto Madureira:
Augusto Madureira in Festival da Canção

0 comentários: