quinta-feira, 30 de abril de 2009

Noa & Mira Awad falam da música com que representarão Israel

"Iremos tentar dar o nosso melhor e esperamos que tudo corra bem"
.
É com o tema "There Must Be Another Way" que representarão o seu país no Festival Eurovisão da Canção, em Moscovo. Em entrevista, Noa & Mira Awad falam do que têm feito na preparação para o concurso e das suas expectativas.
.

"There Must Be Another Way" por Noa & Mira Awad


Em primeiro lugar, parabéns pela vitória no Kdam 2009. Como se sentiram quando soube que iriam representar Israel no Festival Eurovisão da Canção 2009?
Noa -
Na verdade, o anúncio veio num momento muito mau porque caíam bombas em Israel e em Gaza. Foi um momento trágico para todos nós e que tornou praticamente impossível sentir-me feliz por ir à Eurovisão.
Mira Awad - Há alguns meses atrás, recebi um telefonema da minha amiga Achinoam [Noa] para me perguntar se estava interessada em ir à Eurovisão com ela. Temos vindo a trabalhar juntas nos últimos 8 anos e, por isso, pareceu-me uma boa continuação do nossa colaboração. Irei cantar lado a lado com uma das minhas melhores amigas uma canção sobre o nosso anseio de paz e de diálogo. Portanto, estou ansiosa mas orgulhosa.

Como descrevem a canção "There Must Be Another Way"?
Noa -
Profunda, honesta e, na minha opinião, linda.
Mira - Na nossa música há uma linha que diz: "Quando eu choro, eu choro por nós dois, a minha dor não tem nome" que se refere a uma empatia para com aos outros e ao reconhecimento mútuo da dor e do medo. Acreditamos que este é o primeiro passo que temos de tomar no sentido da reconciliação na nossa região e isto descreve a nossa busca de um diálogo entre as duas nações.

Quais são as vossas expectativas para a noite de 12 de Maio?
Noa -
Espero divertir-me e, francamente, tudo o que posso esperar é passar à final!
Mira - Tenho que admitir que estou bastante nervosa mas esperamos ter uma boa actuação e passar à final.

O que irá mudar na apresentação da música desde o Kdam até à Eurovisão?
Noa -
Estamos ainda a trabalhar nisso. De qualquer forma a nossa actuação não será muito apelativa, pois não haverá nem truques nem campanhas publicitárias.
Mira - Estamos ainda a trabalhar na fase final da actuação. As roupas serão diferentes e a encenação também mas não vamos acrescentar muito pois tudo continuará a evoluir em torno da mensagem da canção e nas nossas vozes em harmonia.

Nos últimos anos, a maior parte dos participantes fizeram uma tournée europeia. Quão importante é que pensam que esta promoção é? Irão fazer alguma viagem com vista a promover a vossa canção?
Noa -
Infelizmente não remos fazer uma tournée pela Europa.
Mira - Noa e eu temos estado tão ocupadas com os preparativos para o festival e com a nossa própria carreira que não tivemos tempo para ir pela Europa para promover a música.

Já ouviram todas as músicas a concurso? O que acham sobre elas?
Noa -
Tenho ouvido algumas e gosto realmente da canção de Portugal. Mas como não as ouvi todas, não se pode dizer que tenha uma favorita.
Mira - Já ouvi a maioria das canções na internet e tenho alguns favoritos como a canção da Dinamarca e a coreografia da Suécia.

Qual é a vossa opinião sobre a participação portuguesa?
Noa -
Como disse acho que é magnifica e o meu problema é não compreender português, coisa que gostaria pois é uma bela língua.
Mira - É uma canção encantadora. Não sei se irão alterar algo desde a final nacional mas realmente gostei da ideia de simplesmente ter músicos no palco pois parece-me fiel ao estilo de música.

Participando na 1ª semi-final e, olhando para o sorteio, acham que a outra semi-final seria mais fácil ou mais difícil? Porquê?
Noa -
Não faço ideia e realmente tento nem pensar nisso porque é um facto e já não pode ser alterado. Vou tentar concentrar-me em dar o melhor possível na actuação, pois é tudo que posso fazer.
Mira - Tento não pensar nessa coisas. Iremos tentar dar o nosso melhor e esperamos que tudo corra bem.

Obrigado pela entrevista. Boa sorte!
________________________________________________________________________________________________________
.
Ler mais sobre Noa & Mira Awad:
Noa & Mira Awad in eurovision.tv
Mira Awad in Myspace
.
Reveja aqui a actuação de Noa & Mira Awad no Kdam:

0 comentários: